REGULAMENTO GERAL – EDIÇÃO 2017

CATEGORIA SUB-13

Art. I    Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a disputa deste campeonato.

Art. II   O campeonato CITADINO DE FUTSAL categoria sub-13 será organizado pela empresa Arena Sports e Fundação Arena.

 

REGULAMENTO

Art. IV  O campeonato será desenvolvido em categoria Sub-13, com idade mínima de 10 anos (atletas nascidos no ano de 2006, ou seja, que já tem a idade mínima completada), e máxima de 13 anos (atletas nascidos no ano “até” 2004, ou seja, que no máximo, estejam completando 13 anos, no ano de 2017). O Citadino de Futsal, será regido pelas regras em vigor na Federação Gaúcha de Futsal e pelo que dispuser este regulamento.

* O tempo de jogos será de (2) dois períodos de 15 minutos para cada lado com 10 minutos de intervalo, podendo haver substituições livres.

* O tempo de jogo será cronometrado.

OBS: o tempo de partida é parado a cada vez que a bola sai ou é cometida uma infração, voltando a ser cronometrado assim que o juiz apitar.

* Será formado o tribunal T.J.D. pela organização, não cabendo veto nenhum por parte das equipes aos integrantes e membros deste tribunal.

* Os protestos deverão ser entregues em forma de ofícios e endereçados a comissão organizadora da competição, dentro do prazo máximo de 24h após o término do jogo.

* A qualquer momento, quando achar necessário a comissão organizadora poderá emitir adendos a este regulamento.

* A comissão terá o direito de solicitar, quando achar necessário, documento oficial com fotografia de qualquer atleta ou integrante de equipe inscrita na competição.

* As equipes participantes serão responsabilizadas por qualquer dano material interno ou externo no local do evento, cabendo à responsabilidade ao presidente, técnico e demais componentes da equipe.

* O horário dos jogos terá início as 19:30h, com tolerância de 15 minutos; logo após será considerado W.O.

* Para os atletas no banco de reservas, É OBRIGATÓRIO estar vestindo colete durante toda partida, mesmo após substituições, e na hora da substituição, passar o colete em mãos para o jogador que está saindo.

* Cada equipe terá que apresentar no mínimo uma (1) bola para aquecimento.

*Somente poderão permanecer dentro da quadra (NAS CASAMATAS), dois integrantes de cada equipe devidamente relacionados na súmula da partida e com a ficha de inscrição de dirigente completa anexada aos arquivos da devida equipe.

*Em hipótese alguma, pessoal não relacionado devidamente a equipe, poderá ter acesso as casamatas.

* Qualquer dano ao Ginásio, ocasionado por algum integrante de equipe, será cobrado desta.

* Em caso de falta de energia elétrica nas dependências do ginásio:

1º Até 10 minutos do segundo tempo, se esperará 15 minutos; caso não tenha voltado, o jogo será anulado, e uma nova data será marcada.

2º Após 10 minutos do segundo tempo, se esperará 15 minutos pela volta da luz, caso não tenha voltado, o jogo se dará por encerrado e o placar será mantido.

* Das disposições do W.O.:

1º Será declarada como perdedora a equipe que comparecer com o número inferior a 5 (cinco) atletas, ou que não comparecer na data, horário, local previstos pela tabela do campeonato.

2º Será beneficiado com 1 (uma) vitória, 3 (três) pontos e placar de 3 x 0, favorável ao time que comparecer.

3º Equipe que der W.O., terá seus pontos revertidos a todas equipes que confrontaram dentro da fase. Seu placar será mantido, ou seja, não haverá mudança no saldo de gols.

4º Jogadores presentes e relacionados na súmula não sofrerão nenhuma punição, os demais que não estiverem presentes e relacionados, serão punidos nos próximos campeonatos organizados, com o número de jogos que deixarem de participar ou com sanção determinada pela organização.

5º A equipe será desclassificada automaticamente, jogadores e dirigentes terão a punição determinados neste regulamento.

* Em caso de abandono de quadra: eliminação da equipe do campeonato e punição aos atletas e dirigentes presentes e relacionados na súmula.

* O atleta inscrito em uma equipe não poderá participar, em hipótese alguma, por outra equipe.

* Está vetado o uso de tênis chuteira (society), somente tênis com solado morruga ou solado indoor, para bem conservar o estado da quadra. Chuteiras de futebol 7 e 11 “não” serão permitidos.

* O uso de caneleiras é obrigatório.

* Sobre as placas de publicidade estática dentro da quadra:

1º Qualquer dano causado por algum atleta ou integrante de equipe, de forma que estrague as placas, rasgando ou quebrando o material, o atleta será devidamente punido e o time será responsável pelo pagamento de uma placa nova, sendo que este valor e a punição serão dados pela promotora do evento.

2º Estes danos serão sempre avaliados / analisados pela promotora do evento.

* Quaisquer fatos ou casos omissos a este regulamento, serão resolvidos sob a competência da empresa organizadora.

CARTÕES

* A contagem e controle dos cartões disciplinares, é de responsabilidade das próprias equipes.

* A suspensão automática será aplicada quando:

1º O atleta ou dirigente levar 1 (um) cartão vermelho. Pena de 1 (um) jogo.

2º O atleta levar 3 (três) cartões amarelos. Pena de 1 (um) jogo.

* O atleta que receber cartão vermelho, será julgado pelo T.J.D. Podendo ser suspenso de jogos ­­ até mesmo do campeonato.

* O atleta ou dirigente que praticar agressão física ou verbal ao colega ou adversário, à arbitragem ou comissão organizadora, também será julgado pelo T.J.D., podendo ser vetado do evento em vigor e futuros organizados pela Arena Sports.­

*O atleta ou dirigente que estiver cumprindo, suspensão ou punição, não poderá estar dentro da quadra e nem atrás das casamatas, podendo estar somente do outro lado da quadra ou bem acima das casamatas na arquibancada e sem interferir na partida.

* Os cartões serão zerados para a 2ª fase, suspensões não serão zeradas, ou seja, se o atleta tomar o terceiro amarelo, ou vermelho, na última partida da 1ª fase, esta suspensão não será absolvida.

Obs. Se o atleta for suspenso pelo 3º cartão amarelo, e tomar o cartão vermelho no mesmo jogo do 3º cartão, o jogador estará automaticamente suspenso dos próximos  2 jogos.

ÁRBITROS, MESÁRIOS E DELEGADO

* Os árbitros serão contratados e escalados pela organização do campeonato, e não poderão ser vetados em hipótese nenhuma.

* A comissão organizadora escalará a arbitragem momentos antes de cada partida.

* O organizador do campeonato, ou representantes da empresa organizadora fazem parte da equipe de arbitragem do campeonato, sendo assim fica claro, que estes são responsáveis por manter a disciplina do campeonato, podendo assim participar de decisões que envolvam a equipe de arbitragem.

* O mesário também faz parte da equipe de arbitragem, além de ser representante da organizadora do campeonato.

 

INSCRIÇÕES

* O número máximo de inscritos serão 18 (dezoito) jogadores. Neste campeonato, categoria sub-13, os atletas devem ter idade mínima de 10 anos e máxima de 13 anos, ou seja, os atletas devem ser nascidos entre os anos de 2004 e 2006.

* O prazo final de inscrição dos atletas para qualquer equipe participante do campeonato é até dia 21 de agosto, sendo que para liberar o atleta para disputar partida da sua equipe, sua inscrição deverá ser efetuada até 48h, ou seja, dois dias antes da sua partida. A equipe que não cumprir desta, não terá seu atleta liberado para a disputa da partida.

* Após esta data, não será aceito inscrição de nenhum atleta. Não se aplicam exceções.

* Para inscrever um atleta após a ficha do time ter sido entregue, deverá ser feito no escritório da promotora do evento.

* As equipes participantes deverão entregar as fichas de inscrição devidamente preenchidas, acompanhadas de Xerox de identidade (RG – frente e verso) dos atletas relacionados. As fichas de inscrição dos jogadores, deverão ser preenchidas de maneira legível e assinada, somente pelo jogador que está sendo inscrito, com a mesma assinatura do RG.

* Deverá ser apresentado o RG (documento de identidade com foto) original de cada atleta, para ser validada a inscrição do jogador. Caso não tenha sido apresentado o RG original até o dia da primeira partida de cada equipe, estará autorizado ser apresentado antes da partida, não sendo apresentado o RG original o atleta não será autorizado participar do jogo.

* Preencher autorização dos pais e trazer a cópia do RG do responsável legal pelo atleta inscrito.

Obs. Em caso dos pais serem separados, o  responsável legal pela guarda do atleta inscrito, é quem deve assinar a autorização.

* No mínimo dois conjuntos de uniformes completos por equipe, caso em algum dos confrontos os uniformes ficarem muito parecidos, a equipe organizadora do evento decidirá quais uniformes cada equipe deverá usar para esse confronto.

*O Atleta deverá jogar todos os jogos do campeonato com o mesmo número da camisa, a fim de facilitar a identificação do mesmo.

 

* FORNECER ANTECIPADAMENTE, A NUMERAÇÃO DOS ATLETAS, facilitando o trabalho da imprensa e da organização.

* Será considerada inscrita a equipe que estiver devidamente regulamentada e com inscrição paga.

* Os atletas inscritos serão analisados pela comissão organizadora e poderão ser vetados tomando por base atos indisciplinares ocorridos em torneios anteriores da Arena Sports, outros realizados em Sant’Ana do Livramento e demais localidades.

* Após a análise, a equipe que estiver irregular será comunicada e a partir da comunicação terá o prazo de 48h para regulamentar a ficha de inscrição.

* As punições, emitidas em uma edição do evento, serão cumpridas pelo atleta, na edição seguinte, ou seja, se o atleta for suspenso, e não cumprir toda sua suspensão naquele ano, ela será completada no próximo campeonato de futsal da mesma categoria, organizado pela Arena Sports.

 

PONTUAÇÃO

* A contagem de pontos para efeito de classificação, terá o seguinte valor:

1º Vitória: 3 pontos;

2º Empate: 1 ponto;

3º Derrota: 0 ponto.

* Para fins de classificação, a ordem de critérios a ser usada, será:

(nesta ordem, utilizando para contagem de pontos, desempate e classificação para a 2ª fase)

1º Maior número de pontos;

2º Maior número de vitórias;

3º Maior saldo de gols;

4º Maior número de gols pró (gols marcados);

5o Confronto direto;

6º Será feito sorteio.

* Em caso de empate na final:

1º Será disputada uma prorrogação com 2 (dois) tempos de 03 (três) minutos, com tempo cronometrado.

2º Persistindo o empate será cobrado uma série de 5 (cinco) penalidades alternadamente, até que se apure o vencedor. Persistindo o empate novamente, será cobrado série de 1 (uma) pênalti alternadamente, até que se apure o vencedor.

Obs. Cobram penalidades, todos jogadores disponíveis em súmula. As equipes devem equilibrar o número de cobradores. Se uma equipe tiver mais cobradores que a outra, o capitão deve indicar o número de cada jogador que será excluído.

Obs. A pontuação da 1ª fase não tem validade para as fases subsequentes.

 

PREMIAÇÃO

Campeão: Troféu e medalha para todos integrantes da equipe.

Vice-campeão: Troféu e medalha para todos integrantes da equipe.

3º Lugar: Troféu e medalha para todos integrantes da equipe.

Disciplina: Troféu.

Goleador: Troféu e um tênis de futsal.

Goleiro menos vazado: Troféu e uma luva de futsal.

Revelação: Troféu.

Melhor jogador do Campeonato: Troféu e prêmio

Seleção do campeonato: medalhas

OBS: Em caso de empate de goleador e goleiro menos vazado o critério de desempate será:

1º Melhor desempenho de sua equipe no campeonato;

2º Será realizado um sorteio.

 

SISTEMA DE DISPUTA

  1. O campeonato é composto por 06 equipes, em um grupo único, que jogarão na fórmula todos contra todos.
  2. A disputa será por pontos corridos, classificando-se os 2 primeiros diretamente para a final.

Obs. A campanha classificatória não será válida, nesta fase, para efeitos de alguma vantagem.

  1. Disputa da FINAL:

1° COLOCADO X 2° COLOCADO NA CLASSIFICAÇÃO GERAL.

Obs. Não haverá disputa de 3º lugar, esta posição será definida na final da 1ª fase, através dos critérios de classificação.

COMISSÃO ORGANIZADORA

ARENA SPORTS e FUNDAÇÃO ARENA, representados por seu diretor Sr. Allan Badra