REGULAMENTO GERAL – SÉRIE PRATA E SÉRIE OURO 2017

Art. I    Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a disputa deste campeonato.

Art. II   O campeonato CITADINO DE FUTSAL será organizado pela empresa Arena Sports Organização de Eventos e Fundação Arena.

REGULAMENTO

Art. IV  O campeonato será desenvolvido em categoria Força Livre, exceto para menores de 15 anos (2001), ou seja, atletas habilitados a jogar com nascimento a partir de 2001 para trás. O Citadino de Futsal, será regido pelas regras em vigor na Federação Gaúcha de Futsal e pelo que dispuser este regulamento.

* O tempo de jogos será de (2) dois períodos de 20 minutos para cada lado com 10 minutos de intervalo, podendo haver substituições livres.

* O tempo de jogo será cronometrado.

OBS: o tempo de partida é parado a cada vez que a bola sai ou é cometida uma infração, voltando a ser cronometrado assim que o juiz apitar.

* INSCRIÇÕES DE JOGADORES TEM DATA LIMITE DE ACORDO COM A CATEGORIA:

SÉRIE PRATA: 17 DE MAIO, SEM EXCEÇÕES

SÉRIE OURO: ATÉ 23 DE AGOSTO, SEM EXCEÇÕES.

* Para casos necessários será formado o tribunal T.J.D. pela organização, não cabendo veto nenhum por parte das equipes aos integrantes e membros deste tribunal.

* Os protestos deverão ser entregues em forma de ofícios e endereçados a comissão organizadora da competição, dentro do prazo máximo de 24h úteis após o término do jogo. Ex: Rodada da segunda, entregar ofício na terça. Rodada da sexta, entregar na segunda. Sempre no escritório da promotora.

* A qualquer momento, quando achar necessário a comissão organizadora poderá emitir adendos a este regulamento.

* A comissão terá o direito de solicitar, quando achar necessário, documento oficial com fotografia de qualquer atleta ou integrante de equipe inscrita na competição.

* As equipes participantes serão responsabilizadas por qualquer dano material interno ou externo no local do evento, cabendo a responsabilidade ao presidente, técnico e demais componentes da equipe.

* O horário dos jogos terá início as 20:00h, com tolerância de 15 minutos; logo após será considerado W.O.  O segundo jogo está marcado para as 21:00h, podendo ver atraso, em decorrência do primeiro jogo.

* Cada equipe terá que apresentar no mínimo uma (1) bola para aquecimento.

* Somente poderão permanecer dentro da quadra, o técnico e mais um integrante da comissão técnica, seja ele o presidente, auxiliar, dirigente, devidamente relacionados na súmula da partida e inscritos na ficha de inscrição da equipe, no Citadino de Futsal da categoria.

Obs. O não cumprimento dos horários da partida, acarretará em avaliação da organização, para decidir as devidas sanções.

* Todas as suspensões, não cumpridas completamente na edição atual do campeonato, serão continuadas na próxima edição do Citadino.

* Em caso de falta de energia elétrica nas dependências do ginásio:

1º Até 10 minutos do segundo tempo, se esperará 15 minutos; caso não tenha voltado, o jogo será anulado, e uma nova data será marcada, recomeçando com o mesmo placar e tempos faltantes, e somente jogarão os atletas que estavam em súmula no dia que a partida foi paralisada.

2º Após 10 minutos do segundo tempo, se esperará 15 minutos pela volta da luz, caso não tenha voltado, o jogo se dará por encerrado e o placar será mantido.

Das disposições do W.O.:

1º Será declarada como perdedora a equipe que comparecer com o número inferior a 5 (cinco) atletas, ou que não comparecer na data, horário, local previstos pela tabela do campeonato.

2º Será beneficiado com 1 (uma) vitória, 3 (três) pontos e placar de 3 x 0, favorável ao time que comparecer.

3º Equipe que der W.O., terá seus pontos revertidos a todas equipes que confrontaram dentro da fase. Os gols serão mantidos.

4º Jogadores presentes e relacionados na súmula não sofrerão nenhuma punição, os demais que não estiverem presentes e relacionados, serão punidos nos próximos campeonatos organizados pela Arena Eventos, com o número de jogos que deixarem de participar ou com sanção determinada pela organização.

5º A equipe será desclassificada automaticamente, jogadores e dirigentes terão a punição determinados neste regulamento.

6º Equipe com valor de inscrição em aberto do ano anterior estão bloqueadas de participar, assim como seus jogadores e dirigentes. Só serão liberados com a regularização desta pendência.

* Em caso de abandono de quadra: eliminação da equipe do campeonato e punição aos atletas e dirigentes presentes e relacionados na súmula.

* O atleta inscrito em uma equipe não poderá participar, em hipótese alguma, por outra equipe. (somente em casos da série prata e série ouro, de acordo com as regras vigentes).

* Está vetado o uso de tênis chuteira (society), somente tênis com solado morruga ou solado indoor. Chuteiras de futebol 7 e 11 “não” serão permitidos.

* O uso de caneleiras é obrigatório.

* Para os atletas no banco de reservas, É OBRIGATÓRIO estar vestindo colete durante toda partida, mesmo após substituições, e na hora da substituição, passar o colete para o jogador que está saindo.

* Quaisquer fatos ou casos omissos a este regulamento, serão resolvidos sob a competência da empresa organizadora.

* Sobre as placas de publicidade estática dentro da quadra, material da promotora ou do ginásio:

1º Qualquer dano causado por algum atleta ou integrante de equipe, de forma que estrague as placas, rasgando ou quebrando o material, o atleta será devidamente punido e o time será responsável pelo pagamento de uma placa nova, sendo que este valor e a punição serão dados pela promotora do evento.

2º Estes danos serão sempre avaliados pela promotora do evento.

3º Qualquer dano, causado no Ginásio sede do evento, também terá responsabilizado a equipe e jogador, e da mesma maneira, será cobrado o reparo.

CARTÕES

* A contagem e controle dos cartões disciplinares, é de responsabilidade das próprias equipes.

* A suspensão automática será aplicada quando:

1º O atleta ou dirigente levar 1 (um) cartão vermelho. Pena de 1 (um) jogo.

2º O atleta levar 3 (três) cartões amarelos. Pena de 1 (um) jogo.

* O atleta que receber cartão vermelho, será julgado pelo T.J.D. Podendo ser suspenso de jogos ou até mesmo do campeonato.

* O atleta ou dirigente que praticar agressão física ou verbal ao colega ou adversário, à arbitragem ou comissão organizadora, também será julgado pelo T.J.D., podendo ser vetado do evento em vigor e futuros organizados pela Arena Eventos e Fundação Arena.

* Os cartões serão zerados para a 2ª fase, suspensões não serão zeradas, ou seja, se o atleta tomar o terceiro amarelo, ou vermelho, na última partida da 1ª fase, esta suspensão não será absolvida.

Obs. Se o atleta for suspenso pelo 3º cartão amarelo, e tomar o cartão vermelho no mesmo jogo do 3º cartão, o jogador estará automaticamente suspenso dos próximos 2 (dois) jogos.

* Para a FINAL, as suspensões por terceiro amarelo serão anuladas, mas as suspensões por vermelho serão mantidas.

ÁRBITROS, MESÁRIO E DELEGADO

* Os árbitros serão contratados e escalados pela organização do campeonato, e não poderão ser vetados em hipótese nenhuma.

* A comissão organizadora escalará a arbitragem momentos antes de cada partida.

* O organizador do campeonato, ou representantes da empresa organizadora fazem parte da equipe de arbitragem do campeonato, sendo assim fica claro, que estes são responsáveis por manter a disciplina do campeonato, podendo assim participar de decisões que envolvam a equipe de arbitragem.

* O mesário também faz parte da equipe de arbitragem, além de ser representante da organizadora do campeonato.

 

INSCRIÇÕES

* O número máximo de inscritos serão 16 (quinze) jogadores, mais 1 (um) atleta para a fase final. É obrigatório a inscrição e participação de 2 atletas com menos de 18 anos, nascidos a partir de 1999, e máximo de 2001, assim dando sequência ao trabalho feito no campeonato sub-18, estes deverão obrigatoriamente estar presentes, fardados juntamente com o time, no mínimo em 50% dos jogos da primeira fase, ou seja, em 3 jogos. Esta exigência se não cumprida, será avaliada e punida pela organização do evento, podendo acarretar em perda de pontos.

* Mínimo exigido de 8 jogadores, residentes em Sant’Ana do Livramento. A organização tem direito de pedir mais informações sobre o atleta, caso ache necessário.

Obs. Em caso de inscrição de time de fora da cidade, esta será aceita, somente com autorização da promotora.

OBS: o 17º jogador poderá ser inscrito pela sua equipe ao custo de R$100,00 (cem reais), sendo que este atleta somente poderá participar a partir das quartas de finais. Caso este atleta esteja incluído a partir das quartas de finais, a documentação deste, deve ser apresentada até 48h antes da 1ª(primeira) partida da fase final, com ficha assinada e cópia do RG, conforme exigência no regulamento para qualquer atleta.

* O prazo final de inscrição dos atletas para o campeonato é até dia para série prata, no dia 17 de maio, e na série ouro no dia 23 de agosto, sendo que para liberar o atleta para disputar partida da sua equipe, sua inscrição deverá ser efetuada até 48h (dois dias), antes da sua partida. A equipe que não cumprir desta, não terá seu atleta liberado para a disputa da partida.

* Após esta data, não será aceito inscrição de nenhum atleta. Não se aplicam exceções.

* Para inscrever um atleta após a ficha do time ter sido entregue, deverá ser feito no escritório da promotora do evento.

* Não será aceito nenhum documento depois do prazo determinado, exceto a documentação do 17º (décimo sétimo) atleta.

* As equipes participantes deverão entregar as fichas de inscrição devidamente preenchidas, acompanhadas de Xerox de identidade (RG – frente e verso) dos atletas relacionados.

* Será considerada inscrita a equipe que estiver devidamente regulamentada e com inscrição paga.

* Os atletas inscritos serão analisados pela comissão organizadora e poderão ser vetados tomando por base atos indisciplinares ocorridos em torneios anteriores da Arena Sports, outros realizados em Sant’Ana do Livramento e demais localidades.

* Após a análise, a equipe que estiver irregular será comunicada e a partir da comunicação terá o prazo de 48h para regulamentar a ficha de inscrição.

* As punições, emitidas em uma edição do evento, serão cumpridas pelo atleta, na edição seguinte, ou seja, se o atleta for suspenso, e não cumprir toda sua suspensão naquele ano, ela será completada no próximo campeonato de futsal da mesma categoria, organizado pela Arena Eventos.

 

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO DE JOGADORES EM CADA CATEGORIA

Todos os times, dá série ouro e prata, terão que inscrever seus jogadores, para garantir vaga, na divisão respectiva de seu time, nas datas estipuladas pela organização.

Data inicial: 13 de fevereiro             Data final: 18 de março

Para confirmar inscrição, mínimo de 10 jogadores por time.

Os jogadores poderão serem inscritos, somente por um time, assim como as comissões técnicas.

Na série prata: os times desta categoria, poderão ter por empréstimo, através de termo de cedência (conforme modelo, disponível com a organizadora), dois jogadores oriundos de times da série ouro. Ao fim da competição desta categoria (série prata), estes dois jogadores automaticamente, retornam aos seus times de origem. Em caso de suspensão ou punição, estas, serão mantidas e cumpridas, no seu time de origem, pois a punição é do jogador.

Em caso de acesso a série ouro, abre-se uma janela de troca de jogadores para este time, de 4 jogadores, para casos de lesão, desistência de participação do atleta com o time, entre outros. Esta janela, dura 20 dias, após a final da série prata. Em caso, da equipe não ter inscrito os 16 jogadores na série prata, estas vagas poderão ser completadas pra ouro.

Se a equipe, tiver jogadores cedidos pela série ouro, também poderão ser trocados pela equipe que teve o acesso.

OBS: estes jogadores que foram trocados, não poderão, em hipótese nenhuma, serem inscritos no corrente ano por outro time. Esta medida, visa a proteção aos times e dirigentes, que se esforçam para montagem de seus elencos, em prol do Citadino.

Na série ouro: os times da série ouro, terão que inscrever 10 jogadores, para fins de ocorrer a cedência de jogadores para a série prata. Ao fim da série prata, estes jogadores retornam ao seu time de origem.

As vagas poderão ser completadas até dia 23 de agosto de 2017.

As equipes, poderão trocar 4 (quatro) jogadores já pré-inscritos na competição, para casos de lesão, desistência do jogador ou da própria equipe de contar com o jogador, assim como por outras situações existentes.

Este jogador retirado da lista de inscritos, não poderá ser vinculado a outra equipe da série ouro no corrente ano. Esta medida, visa proteger as equipes e dirigentes, que se esforçam para montagem dos elencos,

As equipes da série ouro, poderão contratar da série prata, SOMENTE DOIS JOGADORES DE TODA DIVISÃO.

 

ANULAÇÃO DE PARTIDA

Em casos de anulação de partida, por possível inscrição irregular, ou outros fatos, se a equipe prejudicada foi a derrotada, os pontos serão revertidos e o placar será alterado para vitória simples, por 3 x 0. Dependendo da situação, a equipe perdedora poderá ser desclassificada da competição.

PONTUAÇÃO

* A contagem de pontos para efeito de classificação, terá o seguinte valor:

1º Vitória: 3 pontos;

2º Empate: 1 ponto;

3º Derrota: 0 ponto.

CLASSIFICAÇÃO

* Para fins de classificação, a ordem de critérios a ser usada, será:

(nesta ordem, utilizando para contagem de pontos, desempate e classificação para a 2ª fase)

1º Maior número de pontos;

2º Maior número de vitórias;

3º Maior saldo de gols;

4º Maior número de gols pró (gols marcados);

5o Confronto direto;

6º Será feito sorteio.

* Em caso de empate nas quartas de final, semifinal e final:

1º Será disputada uma prorrogação com 2 (dois) tempos de 05 (cinco) minutos, com tempo cronometrado.

Obs. Não há saldo de gols, se cada time vencer uma partida, independentemente do saldo vai para a prorrogação.

2º Persistindo o empate será cobrado uma série de 3 (três) penalidades alternadamente, até que se apure o vencedor. Persistindo o empate novamente, será cobrado série de 1 (uma) pênalti alternadamente, até que se apure o vencedor.

Obs. Todos os jogadores cobram penalidades, visto que o número de jogadores relacionados em súmula terá que ser igualado.

Obs. A pontuação da 1ª fase não tem validade para as fases subsequentes.

ASCENSÃO E REBAIXAMENTO

Série Ouro: os dois últimos colocados, da classificação GERAL, ao fim da primeira fase, estarão rebaixados para a Série Prata do ano seguinte, seguindo os mesmos critérios de classificação, para desempate.

Obs. Em caso, de não haver série prata no ano seguinte, estas equipes disputarão um pré campeonato ou o que for estipulado pela organização.

Série prata: o campeão e 2º colocado da série prata, disputarão no mesmo ano, a série ouro. Em caso de desistência de alguma das equipes disputar a série ouro, o 3º colocado subirá para a série ouro, e assim sucessivamente.

Em caso que, tenha necessidade, do 5º colocado ao 8º colocado, subir de divisão, da série prata, para a série ouro, este, se dará pela melhor campanha na 1ª fase, somando os pontos dos dois jogos da segunda fase. Sendo que, em caso de disputa de prorrogação, nas quartas de final, esta não conta pontos. Os critérios de desempate, seguem os critérios de classificação, já contidos neste regulamento.

OBS: os 8 (oito) primeiros colocados da série prata, tem vaga garantida, sem necessidade de disputa de uma pré-competição, em caso de necessidade, no ano seguinte.

 

 

SOBRE OS NOMES DAS EQUIPES E VAGAS

Todas as equipes que disputam o Citadino, para manter sua vaga em caso de troca de nome, deve manter 70% dos jogadores de um ano para o outro, e 50% da comissão técnica. Somente desta maneira, a equipe pode trocar de nome, se mantendo na divisão que está participando.

Em caso de inscrição de time empresa ou patrocinado por alguma empresa que exija a colocação do seu nome, esta deve ter um segundo nome ou nome original, para no caso de no futuro perder este patrocínio, seguir com a sua vaga assegurada.

Por exemplo: Sorocaba Futsal, hoje está jogando com o nome de MAGNUS FUTSAL, pelo patrocínio desta empresa, mas tem um nome originário, que é o Sorocaba Futsal.

 

PREMIAÇÃO

Campeão: Troféu e medalha para todos integrantes da equipe.

Vice-campeão: Troféu e medalha para todos integrantes da equipe.

3º Lugar: Troféu e medalha para todos integrantes da equipe.

Disciplina: Troféu.

Goleador: Troféu e um tênis de futsal.

Goleiro menos vazado: Troféu e uma luva de futsal.

Revelação: Troféu.

Melhor jogador do Campeonato: Chuteira de Ouro, Prata e Bronze –  Troféu e prêmio

Melhor jogador da final

OBS: Em caso de empate de goleador e goleiro menos vazado o critério de desempate será:

1º Melhor desempenho de sua equipe no campeonato;

2º Será realizado um sorteio.

Seleção do campeonato: medalhas

A equipe Campeã da Série Ouro, tem isenção de inscrição, no ano seguinte.

A equipe vice-campeã, paga 25% da inscrição.

 

SISTEMA DE DISPUTA – Série ouro: (qualquer alteração, será avisada, quando a tabela completa, for entregue as equipes)

  1. O campeonato é composto por 14 equipes, divididos em 2 grupos de 7 times, estas jogarão entre si, em turno único.
  2. A disputa será por pontos corridos, classificando-se os 4 primeiros de cada grupo para as quartas de finais.
  3. QUARTAS DE FINAL

A disputa será somente em jogo de ida e volta:

Jogo 1: 1º do grupo A x 4º do grupo B

Jogo 2: 2º do grupo A x 3º do grupo B

Jogo 3: 3º do grupo A x 2º do grupo B

Jogo 4: 4º do grupo A x 1º do grupo B

Obs. A campanha classificatória não será válida, nesta fase, para efeitos de alguma vantagem.

  1. SEMIFINAL:

A disputa em jogo de ida e volta:

Jogo 5: Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 3

Jogo 6: Vencedor do Jogo 2 x Vencedor do Jogo 4

  1. Disputa do 3º Lugar e 4º Lugar:

A disputa será em jogo único.

Perdedor jogo 5 x  Perdedor do jogo 6;

  1. Disputa da FINAL:

A disputa será em jogo único.

Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6

SISTEMA DE DISPUTA – Série prata: (qualquer alteração, será avisada, quando a tabela completa, for entregue as equipes)

  1. O campeonato é composto por 12 equipes, divididos em 2 grupos de 6 times, estas jogarão entre si, em turno único.
  2. A disputa será por pontos corridos, classificando-se os 4 primeiros de cada grupo para as quartas de finais.
  3. QUARTAS DE FINAL: A disputa será somente em jogo de ida:

Jogo 1: 1º do grupo A x 4º do grupo B

Jogo 2: 3º do grupo A x 2º do grupo B

Jogo 3: 3º do grupo B x 2º do grupo A

Jogo 4: 1º do grupo B x 4º do grupo A

Obs. A campanha classificatória não será válida, nesta fase, para efeitos de alguma vantagem.

  1. SEMIFINAL:

A disputa em jogo de ida e volta:

Jogo 5: Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2

Jogo 6: Vencedor do Jogo 3 x Vencedor do Jogo 4

  1. Disputa do 3º Lugar e 4º Lugar:

A disputa será em jogo único.

Perdedor jogo 5 x Perdedor do jogo 6;

  1. Disputa da FINAL:

A disputa será em jogo único.

Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6

 

REGULAMENTO GERAL – ADENDO NÚMERO 01 – 07 DE MAIO/17

A Arena Eventos, vem através desta, aderir ao regulamento geral do Citadino de Futsal Categoria Força Livre, edição 2017, os seguintes itens:

Sobre o item – INSCRIÇÕES

Diz no regulamento que:

* O prazo final de inscrição dos atletas para qualquer equipe participante do campeonato série prata é até dia 17 de maio, sendo que para liberar o atleta para disputar partida da sua equipe, sua inscrição deverá ser efetuada até 48h, ou seja, dois dias antes da sua partida. A equipe que não cumprir desta, não terá seu atleta liberado para a disputa da partida.

Ficam prorrogadas as inscrições até dia 02 de junho.

As equipes que disputarem partidas nas terças-feiras, teriam seu prazo de inscrição até o domingo, na qual não é dia útil, devido a este, fica definido que: equipes que disputem partidas nas terças-feiras, poderão inscrever atletas até a segunda-feira (dia anterior a partida), até as 12:00h (meio-dia).

 

* No item, CEDÊNCIA DE JOGADORES, prevê que as equipes da série prata, podem ter DOIS JOGADORES cedidos da Série Ouro para Série Prata, conforme regulamento.

Neste, fica autorizado a cedência de mais um TÉCNICO para a equipe, além destes dois jogadores.

COMISSÃO ORGANIZADORA

ARENA SPORTS e FUNDAÇÃO ARENA, representados por seu diretor Sr. Allan Badra